Olá! A conversar com o Francisco Seabra surgiu a possibilidade de minha pesquisa ser da astrologia com base na peregrinação e em mapas de peregrinos. Se eu conseguir, espero que sejam os dez de guias de peregrinos.
Vamos começar pelo meu? Sou jornalista, escritora e peregrina. Já fiz os Caminhos de Fátima e de Santiago de Compostela e, neste momento, estou a fazer um curso de guia para Caminhos Peregrinos.

Que lindo seu mapa! Vontade de estudar sobre ele! Rs
Esteja à vontade. Mas depois me conta tudo. :D
Mônica Francisca, achou o mapa da Alice bonito? Pode nos explicar em "astrologuês" o que tem de bonito no mapa?
Eu quero estudar com você e todos aqui! 😍
Bem.. a grosso modo e de acordo com o meu simplório conhecimento, achei um mapa muito bem aspectado tendo em vista a interlocução positiva entre os signos e suas respectivas casas de domicílio. Sei que existem muitos elementos interessantes nesse mapa mas deixo com o professor a responsa de falar. Rs. Sou uma iniciante também. 😏 Gratidão !
Nos mapas, buscamos nossa complementariedade através do eixo casa 1 - casa 7; a casa 1 é o eu; a vasa 7 é o outro, com quem vamos nos relacionar. Vc tem a casa 1 em Libra e a casa 7 em Aries; Alice, por sua vez, tem a casa 1 em Aries e a casa 7 em Libra. Logo, vcs são complementares e certamente serão excelentes amigas, embora possam vir a brigar de vez em quando.
Não sei se me fiz entender mas estou aqui para aprender e ficarei feliz em receber novas instruções. Namastě!
Namastê Mônica <3
Alice, vamos ver como interpretar seu mapa, como peregrina. 1) ser peregrino não é necessariamente ser religioso, certo? Penso que peregrinar é andar por ai, numa caminha que exige esforço e dedicação. O fato de eu caminhar na praia todos os dias, não quer dizer que eu peregrine, certo? Por isso será interessante Você nos ajudar a definir o que é ser peregrino.
Em aulas presenciais eu defendo que em Sagitário temo o homem fervoroso, otimista, em busca de respostas, em busca de Deus, ou melhor, de um Deus institucionalizado. Mas apenas em Capricórnio é que o homem alcança o primeiro degrau da espiritualidade. É em Capricórnio que o homem de tanto apanhar, acaba por cair de joelhos, casado, sofrido. Nesse momento é que ele quer acreditar na existência de Deus, para livrá-lo de todo o mal, amém ("Deus me livre").
No seu mapa, de imediato percebo os seguintes pontos: a casa 9 é o setor da filosofia, das religiões, do pensar superior. Sua casa 9 é dominada pelo signo de Sagitário (do elemento Fogo), signo regido por Júpiter. Júpiter e Sagitário são ligados ao pensamento superior, ao catolicismo e à expansão. Todavia, Júpiter está colocado em Capricórnio (do elemento Terra), seu signo de queda. Por estar em queda, Júpiter se entrega e se molda às qualidades de Capricórnio: redução, contração, esforço, ambição, conservadorismo, racionalidade e pés no chão.
Saturno, regente de Capricórnio está colocado na casa 3 e no signo de Gêmeos, casa e signo das pequenas viagens. Como a casa 10 está relacionada ao êxito e seu regente encontra-se na casa 3, uma forma de interpretar seu mapa é dizer que sua realização está na casa 3, isto é, intelecto, comunicação, escritos, estudos e viagens curtas. Mas também precisamos adicionar os adjetivos que qualificam Saturno em Gêmeos: esforço, pensar profundo, retração, etc.
Por enquanto são essas as minhas conclusões: o peregrino está relacionado com a casa 3. A motivação da peregrinação dependerá de outras combinações que saberemos na medida em que analisarmos outros mapas de peregrino. Quando você for coletar dados de peregrinos, poderia perguntar a eles qual a motivação que os levaram a peregrinar: promessa, liberdade, meditação etc.
Muitos motivos levam as pessoas a peregrinar, há quem o faço por pagar promessas, há quem o faça pelo contato com a natureza e o encontro com algo, muitas pessoas não fazem ideia porque peregrinam, apenas sentem que precisam ir. Eu me senti assim na primeira vez, sentia que devia ir a pé, que seria uma experiência de encontro interior e de descobertas pessoais. Aproveitei que ia a Fátima rezar pelos 25 anos de falecimento de meu pai e resolvi que iria a pé (150 Km - 6 dias). Foi uma surpreendente experiência com vivências espirituais. Se pudesse estava pelo caminho com mais frequência, nele sinto possibilidades de estar em contato com elementos muito especiais, porque consigo me desconectar do dia-a-dia e entrar em outra vibração. Hoje sinto que peregrinar me possibilita meditar e a escrever.
Já criei um formulário e já tenho 3 peregrinos. https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScRithcNC5vufpb6tZ89h0N9MOY7TLeTrRQ5ul21735WbPCgw/viewform
Mas não fiz o caminho pelo meu pai, fiz porque queria fazer isso, de ir a pé, há algum tempo. Juntei as duas coisas.
Eu fui daimista por 2 anos e na minha igreja tinha 3 taurinos 1 escopiana, 1geminiano e o resto era libriano e sagitariano. Kkkkk. Me lembrei disso agora. A igreja tinha em torno de 30 membros ativos na época que me recorde. Rs
muito bacana o formulário. Apenas releia o texto do formulário e corrija a palavra "astrológica".
Alice, vc poderia publicar os mapas dos peregrinos que vc já dispõe para irmos analisando e comparando com o seu. aliás, vc passa a ter elementos para dar um feedback para seus colaboradores.
Encontrei um padrão que se repete no seu mapa e no mapa da Luisa Amorim: p regente da casa 9 (inspiração divina) está na casa 10 (êxito); regente da casa 10 está na casa 3 (estradas, pequenas viagens). Creio realmente que a peregrinação está ligada a casa 3.
Já no mapa da Polímnia, temos: Mercúrio regente da casa 9 na casa 10. O regente da casa 3 é Júpiter que se encontra em Câncer; interessante é que a Lua, regente de Câncer, está na casa 9. Conseguindo uns 500 mapas de peregrinos poderemos encontrar o padrão, ou melhor, conjunto de regras que formam o padrão.
@seabrafrancisco Obrigada! Posso colocar um POST nos grupos de peregrinos indicando a pesquisa para quem quiser participar. Porém, antes de partir para esta etapa, preciso pensar em como tabular a pesquisa. Tens algum modelo de planilha?
@Maria Alice dos Santos Tristão Campos sobre modelo de planilha, esta é a melhor parte da historia. o software uniastro trabalha o banco de dados e emite a planilha em excel, já com as linhas ordenadas. também temos um meste em estatística que trabalha em nossa equipe. contudo, apareceu um bug no software uniastro que nos obrigou a refazê-lo do zero. acredito que em 3 meses estará pronto.
Que mundo pequeno mesmo! Santiago de Compostela é a região de onde meus antepassados vieram quando chegaram no brasil no inicio do séc 20! Aquele castelo de monterrey era originalmente dos meus antepassados antes de acontecer uma briga enorme com a família e a gnt ser expulso da Espanha hahaha Sou suspeito, porém ao que tudo indica realmente a sacanagem foi do lado de lá, do lado de onde surgiria, posteriormente, o corredor de F1 Fernando Alonso. Uma desavença que resultou no outro lado da família roubando os documentos dos castelos em 1800 e bolinha. Eu observo a relação da sua casa 9 com os aspectos que indicam essa peregrinação como se fosse uma espécie de "prova" árdua e cansativa, não só pro físico mas principalmente para a mente, em que você consegue, de certa forma, alcançar seu exito, ou objetivo de vida (assuntos de casa 10), por meio de longas caminhadas e cansaço mental. Note: Júpiter, regente da casa 9 (religião) no signo de capricórnio, na casa 10 (já indicando como que a religião é uma das forma que vc utiliza para alcançar seus objetivos) à disposição de saturno em gêmeos na 3. Seria como "para alcançar efetivamente onde eu quero chegar, é necessário passar por uma provação". Confere, Alice?
Dom Alonso de Compostela, a questão é: a1 é o regente da casa 3 ou o regente da casa 9? Para os noviços, a1 (astro 1) será o astro por onde inicia-se uma interpretação qualquer. Assunto do módulo 5.
Olá João, prazer em te conhecer. Sim, o encontro espiritual é a minha meta (creio). Para mim. o encontro com o "Deus", que habita fora e principalmente dentro de nós, torna-se a meta. A vida não me faz sentido se não tiver um aprendizado espiritual interligado a cada passo. A jornada é o caminho para o conhecimento universal e só isso justificaria a nossa história neste planeta e neste plano. Não sei se caminhar é uma provação, mas uma passagem por planos. Gera um cansaço físico, decorrente de longas caminhadas são esperadas (20 até 30 ou mais Km). Caminhar tem um desgaste, mas me é reconfortante pelo conhecimento que vem junto, durante caminhadas tive experiências espirituais muito intensas. Escrevi um livro sobre isso, o primeiro livro, a porta de passagem para a vida de escritora. Quando penso no curso que atualmente estou a fazer (de guia para caminhos peregrinos, aqui em Portugal), só penso que pode ser uma oportunidade de guiar outras pessoas a possíveis experiências espirituais. A vida só tem sentido se podemos ser úteis e se podemos evoluir com o conhecimento adquirido. É isso.
Só uma coisa, não creio que a provação seja a essência da peregrinação. Não vejo peregrinar como pagar promessas ou penitências. É o mais puro momento para encontrar-se com o Deus interior e suas manifestações exteriores.
Agora três homens peregrinos. Um português e dois brasileiros. Todos já fizeram mais de um caminho. No caso do Arlindo Parra, já fez sete Caminhos de Santiago e três para Fátima. Não é religioso e está no curso de guias.
Os dois brasileiros entre 1 e 5 caminhos, são apenas peregrinos:
Em todos os mapas, percebi que há uma tendência de Júpiter estar em Capricórnio ou em Cancêr. Tem lógica?
Alice, é interessante sua observação! vc tem olhar clínico para astrologia. polimina e urania são a mesma pessoa, creio, pq os mapas são idênticos. creio que vc fez alguma confusão. favor checar e deletar um dos dois.
@seabrafrancisco :D Em quase (corrigindo) todos os mapas, percebi que há uma tendência de Júpiter estar em Capricórnio ou em Cancêr. Menos dois: Urânia e Luisa.
Urânia é a única (até agora) cuja motivação para peregrinar é a Meditação.
Luisa foge desse padrão, mas o Sol dela está em Sagitário.
Pretendo incluir mais pessoas, através de contato com os grupos que participo. Fiz um novo formulário, com mais alguns poucos dados.
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSffwlGhszDC2uvtTjZ1vBPi1mTgMR3owM6RkEpP3FjAIyBFJg/viewform
@Maria Alice dos Santos Tristão Campos sugiro acrescentar mais dois campos em seu formulário, que certamente trará informações importantes para a pesquisa e para o livro: escolaridade e profissão.